Grade Curricular

POR Paula Ricardo 26/06/2014

Nossa Grade Curricular

INSTITUIÇÃO ADVENTISTA SUL BRASILEIRA  DE EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Região Administrativa de Santa Catarina

Departamento de Educação

CGC 76.726.884/0081-02

Unidade Escolar: Rede  Educacional Adventista de SC

Curso: Ensino Médio

Lei Vigente: 9394/96

Carga Horária Total do Curso: 3.296 horas

Nde Semanas Letivas: 40 Semanas

No   de Dias de Efetivo Trabalho Escolar: 200 Dias

No    de Dias Letivos Semanais: 5 Dias Letivos 

Duração de Hora/aula: 48 Minutos

Turno: diurno

Vigência: a partir de 2010

 

ÁREAS DE CONHECIMENTO

 

 

 

 

DISCIPLINAS

SÉRIES

 

TOTAL

HORAS

 

 

BASE

NACIONAL

COMUM

 

PARTE

DIVERSIFICADA

1a

2a

3a

 

Linguagens Códigos e suas Tecnologias

 

 

 

 

 

Língua Portuguesa e Redação

 

3

3

4

320

Literatura

 

2

2

2

192

Língua  Estr. Moderna -

  Inglês

 

2

2

0

128

Educação Física

 

2

2

2

192

Artes

 

 

 

1

32

 

Língua Estr. Mod.- Espanhol

1

1

0

64

 

 

Língua Estr. Moderna - Inglês ou Espanhol

 

 

2

64

Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Matemática

 

4

4

4

384

Física

 

4

4

4

384

Química

 

3

4

4

352

Biologia

 

3

4

4

352

Ciências Humanas e suas Tecnologias

História

 

2

2

2

192

Geografia

 

2

2

2

192

 

Estudos de Santa Catarina

 

 

2

64

 

Filosofia

1

1

1

96

 

Sociologia

1

1

1

96

 

 

 

 

 

 

                                 Ensino Religioso

3

3

3

288

 

TOTAL EM

HORAS/AULAS

 

33

 

35

 

38

 

TOTAL EM HORAS

1056

1120

1216

3392

               

 

 

 

INSTITUIÇÃO ADVENTISTA SUL  BRASILEIRA  DE EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Região Administrativa de Santa Catarina

Departamento de Educação

CGC  76.726.884/0081-02

Unidade Escolar: Rede Educacional Adventista de SC

Curso: Ensino Fundamental- 1º    ao   9º  Ano

Lei Vigente: 9394/96

Carga Horária Mínima anual do Curso: 800 Horas

No  de Dias  Efetivos de Trabalho: 200 dias

No  de Dias Letivos Semanais: 5 dias

Duração da ora

   Hora/Aula: 50 Minutos

Turno: Diurno

Vigência: A Partir de 2010

 

 

DISCIPLINAS

Séries

TOTAL

H/A

1°  

2°  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BASE COMUM

Língua Portuguesa

5

5

5

5

5

5

4

4

4

42

Língua Estrangeira Moderna -Inglês

1

1

1

1

1

2

2

2

2

13

Matemática

4

4

4

4

4

4

5

5

4

38

Ciências

3

3

3

3

3

3

3

3

4

28

Geografia

1

1

1

2

2

2

2

2

2

15

História

2

2

2

2

2

2

2

2

2

18

Artes

2

2

2

2

2

1

1

1

1

14

Educação Física

2

2

2

2

2

2

2

2

2

18

Ensino Religioso

4

4

4

3

3

3

3

3

3

30

Subtotal

24

24

24

24

24

24

24

24

24

216

 

 

 

PARTE DIVERSIFICADA

Língua Estrangeira Moderna -Espanhol

 

 

 

 

 

1

1

1

1

4

Educação Para Vida

 

 

 

 

 

1

1

1

1

4

Introdução à Musicalização

1

1

1

1

1

 

 

 

 

5

Subtotal

1

1

1

1

1

2

2

2

2

13

Total Geral

25

25

25

25

25

26

26

26

26

229

Total Horas

833

833

833

833

833

866

866

866

866

7.632

                         

 

 

 

 

 

 

 

 

JUSTIFICATIVA GRADE CURRICULAR

 

 

Levando em consideração as necessidades dos alunos de trabalharem de forma que desenvolvam uma educação integral, a Instituição Adventista propõe mudanças na Grade Curricular, acrescentando disciplinas e propondo alterações na carga horária para que eles (os alunos) possam entrar em contato com conhecimentos que fundamentem, de forma mais efetiva, a formação educacional que precisam para exercer a cidadania com maior eficácia.

Como referência, segue-se os seguintes documentos norteadores: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96 de 20 de Dezembro de 1996; Lei 11.274 de 06 de fevereiro de 2006; Parecer CNN No 05/97; Resoluções CEB No 02/98 e 03/98; Pareceres CEB/CEE No  04/98, Lei Complementar N 173/1998 e Lei Federal N 11.684/2008 e Parâmetros Curriculares Nacionais.

As Diretrizes Curriculares Constituem, no entender do CNE/CEB, orientações para elaboração dos currículos que devem ser, necessariamente, respeitadas por todas as Instituições de Ensino.

O artigo 26 da LDB buscou preservar a autonomia da Proposta Pedagógica das escolas sem, contudo, criar uma dicotomia entre a Base Nacional Comum e a Parte Diversificada deve, portanto, ser organicamente integrada à Base Nacional Comum, para que o currículo seja visto como um todo. Neste sentido, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1999:150), assim expressa:

            “ A parte diversificada poderá ser desenvolvida por meio de projetos e estudos focalizados em problemas selecionados pela equipe escolar, de forma que eles sejam organicamente integrados ao currículo, superando definitivamente a concepção do projeto como atividade extra-curricular. (...) Entendida nesses termos, parte diversificada será decisiva na construção da identidade de cada escola (...) na busca de organizações curriculares que efetivamente respondam à heterogeneidade dos alunos e às necessidades do meio social e econômico.”

O mesmo documento assegura ampla liberdade às escolas no sentido de adaptar temas, assuntos, e modos específicos para a parte diversificada, desde que tais atividades não ultrapassem 25% da Carga Horária integral do curso. Neste sentido, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1999:151), assim expressa:

“ Se a parte diversificada deve ter nome específico e carga no horário escolar é questão a ser resolvida no âmbito de cada sistema e escola, de acordo com a sua organização curricular e proposta pedagógica.”

Fazendo uso desse amparo Legal, a Instituição Adventista trabalha a parte diversificada em dois blocos complementares e mesmo indissociáveis.

a)    através de disciplinas ministradas em sala de aula;

b)    através de projetos especiais realizados em conjunto e direcionados a todos os alunos.

Fontoura (1972:175-6) menciona que a educação é muito mais do que o simples cultivo da inteligência, passando a ser o conjunto de todos os processos tendentes a formar o homem, na sua personalidade integral. O autor sintetiza o sentido integral da educação utilizando o lema do 4 Hs da língua inglesa:

  • Head (cabeça) – Apontando para a educação intelectual, envolvendo a instruções, o conhecimento e a produção científica;
  • Heart (coração) – Uma alusão à educação dos sentimentos, do controle emocional, da formação do caráter humano com vistas no bem próprio e dos semelhantes;
  • Health (saúde) – Envolve a educação da saúde, a higiene, a Educação Física e os esportes;
  • Hand (mão) – Uma alusão direta à educação para o trabalho, as atividades manuais, o saber utilizar as mãos.

O mesmo autor (Fontana, 1972:177) enfatiza que para que a educação seja digna desse nome, tem que ser integral e ocupar-se igualmente com todos os aspectos da vida humana. Se é verdade que o desenvolvimento harmônico é necessário e desejável, não é menos verdade que ele não é integralmente realizável pelas limitações dos programas de ensino e pelas aulas resumidas em conteúdos programáticos. O autor ampara-se num pensamento socrático que afirma: “só é útil o conhecimento que nos faz melhores”.

Sendo assim, para o Ensino Médio estão sendo incluídas as disciplinas de Filosofia e Sociologia sendo uma aula em cada turma. Está sendo retirada uma aula de Psicologia para o terceiro ano levando-se em consideração que as novas disciplinas acrescentadas inserem no seu conteúdo programático estudos de comportamentos humanos e vida em sociedade – relacionamentos.  Na parte diversificada colocamos língua Estrangeira moderna no terceiro ano como opcional entre Espanhol e Inglês uma vez que no vestibular o aluno passará por esta opção. Também no terceiro ano acrescentamos uma aula de Língua Portuguesa levando em consideração a ênfase que está sendo dada as redações nos concursos, vestibulares e exames nacionais.

No Ensino Fundamental acrescentamos uma aula a mais de Língua Portuguesa nas turmas de 1º.ao 6º. Ano e retiramos uma de matemática nas respectivas turmas com a finalidade de reforçarmos o foco na língua materna e  a necessidade de ênfase na interpretação   tão necessária e imprescindível  em todas as demais áreas do conhecimento.

            Nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental as disciplinas serão trabalhadas de forma interdisciplinar, respeitando a carga/horária e as necessidades das crianças na fase em que estão vivendo.

Diante do exposto, ressaltamos ainda que a presente Grade de Componentes Curriculares já foi aprovada para aplicação em alguns de nossos colégios e no momento estamos unificando-a para toda a rede.

Aguardamos, assim, o parecer de alteração das Grades Curriculares para toda a  Rede de Escolas e Colégios Adventistas de Santa Catarina.

 

São José, 12 de dezembro de 2009.

Ireny Garcia Ricken

Diretor de Educação da Mantenedora

 

Dolores Souza da Rosa

Coordenadora Pedagógica da Mantenedora

 

 

Ofício Nº

15/2009

 

São José, 12 de dezembro de 2009.

 

DA INSTITUIÇÃO ADVENTISTA SUL BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA

ASSUNTO: ENCAMINHAMENTO DO PEDIDO DE ALTERAÇÃO DE COMPONENTES CURRICULARES E CARGA/HORÁRIA

A Instituição Adventista Sul Brasileira de Educação e Assistência Social, entidade mantenedora das Escolas Adventistas do Estado de Santa Catarina,  vem, mui respeitosamente, encaminhar o pedido de alteração e unificação dos componentes curriculares com o objetivo de oferecermos educação com uma qualidade  superior.

 

O Processo foi elaborado de acordo com a Lei 9394/96 e a Lei 11274/2006.

 

Aproveitamos a oportunidade para lhe apresentar nosso apreço e distinta consideração.

 

 

 

          Lourival Gomes de Souza                         Ireny Garcia Ricken

                      Presidente                       Diretora de Educação da Mantenedora                                                             

 

 

Exmo. Sr.

Adélcio Machado dos Santos

MD Presidente do Conselho Estadual de Educação

Florianópolis – SC